domingo, outubro 02, 2011

O (in)sucesso da sociedade ocidental (1/2)



Vejo muita gente queixando-se dos tempos atuais, da insegurança, do desemprego, da quebra dos salários...De muita coisa junta.

Eu sou mais um a lamentar-se, mas isto só valerá a pena se pensarmos no caminho que nos trouxe aqui e para onde é que ele nos leva.

Este sentimento de insegurança é sintoma de que a sociedade ocidental em que nascemos está em declíneo e de que depois de décadas de progresso ininterrupto, chegamos ao pico da montanha.

"It's all downhill from here" - dizem os apocalíticos, vendo no calendário Maia ou noutros oráculos o fim do mundo.

Se é verdade que não é possível manter este nível de consumo por muitos mais anos, até porque os recursos do planeta são finitos e no futuro a sociedade ocidental terá de os dividir cada vez mais com os gigantes asiáticos, por outro lado não é obrigatório seguir neste caminho em que a classe média torna-se cada vez mais uma minoria, descendo a maioria para o patamar inferior, enquanto que as grandes empresas e seus gestores enchem-se de dinheiro.

"A culpa é dos conservadores e da extrema-direita que nos levaram para este buraco!"
- dizem os adversários do outro lado da barricada política.

Talvez, mas eles esquecem que os conservadores e os seus aliados extremistas ganharam as eleições de forma justa, portanto alguma coisa no programa deles fez com que estes tivessem o favor da população, certo?

Eis aqui dois motivos para essa viragem à direita:

1º - Quando os sociais democratas e demais esquerdistas se renderam ao poder do capital, as pessoas pensaram: "Para quê votar nestes (partidos de esquerda) se fazem exatamente o mesmo que os outros?!? Mal por mal ao menos os de direita não nos mentem nem se disfarçam de amigos dos mais desfavorecidos".

2º - A globalização foi vendida aos eleitores como tendo só vantagens, seguindo-se assim uma política de desregulação de mercados, eliminação de tarifas aduaneiras e uma maior abertura dos países à mão-de-obra estrangeira.

A que nos levou esta política? O capital deixou de ter nacionalidade, a maioria dos produtos de consumo passaram a ser produzidos em países com práticas que pouco têm a ver com os direitos dos trabalhadores nas sociedades ocidentais e as próprias sociedades viram chegar comunidades inteiras com hábitos diferentes e pouco interessadas em integraram-se no país que os acolheram.

Tudo isto sem que os políticos e partidos tradicionais reparassem no crescente descontentamento dos eleitores, inseguros com o crescente desemprego (fruto da transferência de empresas para países com custos mais baixos), a perda de direitos adquiridos, isto para além do mal estar criado contra os imigrantes que recusam a integração.

Perante estes problemas, quem é que deu voz a estes eleitores? Os nacionalistas e partidos de extrema-direita, que através de mensagens simplistas atraíram os descontentes com o "sistema" habitual.

Assim se explica parte do esvaziamento dos partidos do centro político nas sociedades desenvolvidas.

Sem comentários: