terça-feira, outubro 04, 2011

O (in)sucesso da sociedade ocidental (2/2)



Neste momento assiste-se a uma reação contra a tendência extremista dos conservadores e a lei dos mercados, esperemos que destas manifestações saia algo mais do que umas manifs inócuas, é preciso uma vontade de mudança que permita corrigir o caminho atual que nos leva para uma sociedade mais desigual e insegura, uma espécie de África do Sul global, mal comparado, claro.

E há muito para mudar:


1 - Educação: É preciso valorizar e devolver a autoridade aos professores, bem como promover a exigência e o trabalho junto dos alunos, mesmo que isso envolva o chumbo de muitos, é devido à tendência para "maquilhar" os números que se permite a passagem de alunos sem preparação, ao mesmo tempo que desmotiva os alunos que realmente querem estudar e ter boas notas.

Estamos num momento em que um físico atraente torna-se mais importante do que os neurónios, e quando isso acontece...Estamos mal.


2 - Desglobalização: O mercado global é algo que dificilmente pode ser revertido, até porque tal como as coisas estão interligadas (Leia-se: o poderio da China está espalhado pelo globo como erva daninha), será difícil mudar o que seja.

MAS, será importante que se faça algo para mudar o atual estado de coisas, pois por este andar a Europa e os EUA no futuro não serão mais que uma espécie de "Funpark" para os empresários e demais milionários da Nova Ordem Mundial.

Até porque potências comerciais como a China, Coreia e Japão vivem de exportações enquanto que os seus mercados internos continuam blindados por elevados impostos sobre as importações. Porque não fazer o mesmo aqui?


3 - Submeter o poder do capital ao poder político: Estes dois tiveram sempre uma convivência próxima, até porque um estava dependente do outro, havendo assim um equilíbrio entre as vontades dos dois.

O que sucede neste momento é que o poder capitalista e dos especuladores (cada vez mais sinónimos), deixou de estar dependente de países e dos seus representantes, agindo em "roda livre" de uma forma que nem Gordon Gekko alguma vez sonhou no filme Wall Street.

Assim, quais cavaleiros da desgraça, cavalgam na onda do lucro indiferentes aos estragos que fazem, pois sabem que o poder político está refém da sua vontade.


4 - Aprofundar a UE: Chegamos a um ponto em que os países pertencentes ao Euro têm de definir o que querem, ou se aprofunda a integração europeia, caminhando para uma espécie de Confederação à maneira da Suiça, ou então volta-se ao período anterior à moeda única, permitindo aos países menos competitivos como a Grécia, Portugal ou Espanha, poderem ter autonomia suficiente para desvalorizar a sua moeda e assim ganhar competitividade.

O que temos agora não satisfaz ninguém.


5 - Moralizar a Política: Talvez o ponto mais difícil de conseguir, mas sem este será quase impossível conseguir os restantes. Também resta saber se os eleitores estão disponíveis para castigar os políticos corruptos, tenho as minhas dúvidas...

Sem comentários: